principais motivos para o aparecimento da guerra fria
A fim de contribuir com seu aprimoramento, preparamos as questões que seguem abaixo, que certamente auxiliarão na maior compreensão do período estudado nesta semana 9.
Caso 1
Em reportagem disponível na internet e apresentada no endereço eletrônico http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/08/090804_jonesbrasil_fa_np.shtml , a BBC Brasil noticiou que o assessor de assuntos internacionais da presidência do Brasil, Marco Aurélio Garcia, disse ao assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, general Jim Jones, que bases dos EUA na América Latina lembram a Guerra Fria. O tema refere-se ao um acordo militar entre EUA e Colômbia, que ainda está em fase de negociação, o qual poderá transformar o país latino-americano no reduto das operações militares americanas na América do Sul.
Ao que parece, o fantasma da Guerra Fria ainda nos ronda. A luta pela manutenção de zonas de influência ainda persiste. Como sabemos, este foi um dos principais motivos para o aparecimento da chamada Guerra Fria. Nesse sentido, responda às questões abaixo:
a) O que foi a chamada Guerra Fria?
Nos fins da Segunda Guerra Mundial, os países aliados se reuniram na Conferência de Yalta para discutir a organização do cenário político e econômico do pós-guerra. Já nesse evento, Estados Unidos e União Soviética se destacam como as duas maiores potências do período. Porém, as profundas distinções ideológicas, políticas e econômicas dessas nações criaram um clima de visível antagonismo.
b) Como a Guerra Fria, em um primeiro momento, influenciou o processo de redemocratização ocorrido no Brasil no pós-Guerra? No Brasil, em 1945, após 15 anos no poder, a ditadura Vargas chega ao fim. O Brasil participara da Guerra ao lado das nações “livres e democráticas” Seu sucessor, Eurico Gaspar Dutra, foi escolhido através do mais amplo processo eleitoral que o país havia experimentado. Pode-se dizer que, por influência do fim da guerra e dos regimes autoritários na Europa, houve