Caso concreto aula 10 história do direito
Caso 1
Em reportagem disponível na internet e apresentada no endereço eletrônico http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/08/090804_jonesbrasil_fa_np.shtml , a BBC Brasil noticiou que o assessor de assuntos internacionais da presidência do Brasil, Marco Aurélio Garcia, disse ao assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, general Jim Jones, que bases dos EUA na América Latina lembram a Guerra Fria. O tema refere-se ao um acordo militar entre EUA e Colômbia, que ainda está em fase de negociação, o qual poderá transformar o país latino-americano no reduto das operações militares americanas na América do Sul.
Ao que parece, o fantasma da Guerra Fria ainda nos ronda. A luta pela manutenção de zonas de influência ainda persiste. Como sabemos, este foi um dos principais motivos para o aparecimento da chamada Guerra Fria. Nesse sentido, responda às questões abaixo:
a) O que foi a chamada Guerra Fria? A guerra fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora de uma forma de socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética. É chamada de "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo combate mundial, por se tratarem de duas potências com grande arsenal de armas nucleares. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista era implantado em algum país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano logo via aí uma ameaça a seus interesses; se um movimento popular combatesse uma ditadura militar apoiada pelos EUA, logo receberia apoio soviético.
b) Como a Guerra Fria, em um primeiro momento, influenciou o processo de redemocratização ocorrido no Brasil no pós-Guerra? Com a grande vitória dos EUA sobre o nazi-fascismo e a ascensão das