principais mecanismos
Mecanismos de defesa são processos psíquicos inconscientes que aliviam o ego do estado de tensão psíquica entre o id intrusivo, o superego ameaçador e as fortes pressões que emanam da realidade externa.
Formação reativa: Na formação reativa, a pessoa justifica, explica e tenta de certa maneira, usar a lógica para disfarçar os verdadeiros sentimentos, exemplo, uma pessoa demasiado corajosa, pode ser reflexo de medo oculto ou um homem demostra ser “demasiado masculino” para camuflar a sua feminidade.
Repressão : É um poderoso mecanismo inconsciente responsável por fazer esquecer os acontecimentos e momentos traumáticos e de extrema angústia.. É frequentemente em graves acidentes, as pessoas esquecerem o que aconteceu.
Racionalização: Ocorre quando a pessoa pode utilizar a mentira generalizada, que na busca por “boas razões”, ainda que falsas, ocorre certa aceitação em nossa mente, e a mentira passa a ser verdade, a ponto de que ocorra a nossa conscientização .
Sublimação: Quando desejamos citar uma situação em que possa ocorrer a sublimação, pode se usar como exemplo um indivíduo com alta agressividade pode se tornar cirurgião, para o que necessita cortar tecidos sem hesitação; é uma forma de socializar a agressividade, ou também uma pessoa que seja atraída pelo fogo, se tornar bombeiro.
Deslocamento: A respeito do deslocamento, podemos utilizar como forma de representação, como por exemplo na família onde há desavenças com um dos membro e o membro ofendido acaba direcionando a agressão verbal para um alvo substituto.
Identificação: A identificação ocorre basicamente quando o individuo assimila alguma característica de outra pessoa, utilizando-a como modelo, de forma a partilhar triunfos e glorias, minimizando as angústias. É frequente identificarmo-nos com um Herói de um filme, encontrando semelhanças nas ações e atitudes.
Projeção: talvez seja o