Principais linfocentros
1. Cabeça e pescoço
Linfonodo Parotídeo: representa o linfocentro parotídeo. Localizado abaixo da parte cranial da glândula parótida. Drena a parte dorsal da cabeça, incluindo a glândula parótida, e a linfa segue para os linfonodos retrofaríngeos. Palpável no cão e bovino.
Linfonodos Mandibulares: representam o linfocentro mandilbular e estão localizados na parte ventral ao ramo da mandíbula. Drenam a parte da cabeça que não foi drenada pelos linfonodos parotídeos, e a linfa segue até o linfonodo retrofaríngeo medial. Palpável cão, bovino e equino.
Linfocentro Retrofaríngeo: drenam estruturas profundas da cabeça e pescoço, como faringe e laringe, além de receber linfa dos linfonodos parótidos e mandibulares. Composto por:
Linfonodo retrofaríngeo medial: o maior linfonodo da cabeça e pescoço, está entre a faringe e asa do atlas.
Linfonodo retrofaríngeo lateral: normalmente ausente no cão e palpável no bovino.
Linfonodos Cervicais Superficiais: representam o linfocentro cervical superficial. Drenam a região superficial do pescoço, tórax dorsal e parte cranial do membro torácico. Localizado cranialmente à articulação úmero escapular. Palpável nos cães, bovinos e eqüinos.
Linfonodos Cervicais Profundos: cadeia de linfonodos profundos (cranial, medial e caudal) ao longo da traquéia. Drenam a região profunda e ventral do pescoço até o ducto torácico (se estiver do lado esquerdo) ou até o ducto linfático (se estiver do lado direito).
Tronco traqueal ou jugular (direito e esquerdo): estão ao longo da traquéia e drenam os linfonodos da cabeça e pescoço. Desembocam no ducto torácico (lado esquerdo) e no ducto linfático direito (lado direito).
2. Membro torácico e tórax
Os linfonodos torácicos podem ser divididos em PARIETAL (linfocentros dorsais e ventrais representados pelos linfonodos intercostais e esternais, respectivamente) e VISCERAL
(linfocentros mediastínicos e bronquiais).
Linfocentro mediastínico: drenam a região