Anatomia veterinaria
ACADÊMICA: ANA PAULA ALVES SILVA
3° PERÍODO DE MEDICINA VETERINÁRIA
NERVOS DO MEMBRO TORÁCICO
Os nervos que se destinam ao membro torácico originam-se do plexo-braquial. Os nervos que emergem do plexo-braquial formam inicialmente troncos comuns, mas logo se separam. São eles:
Nervo supra-escapular:
Suas fibras derivam dos nervos espinhais VI e VII dirigindo-se para a face medial da escápula. É calibroso e inerva os músculos supra-espinhoso e infra-espinhoso, passando também no músculo subescapular.
[pic] Nervo supra-escapular é o mais cranial.
Nervos subescapulares:
Os nervos subescapulares, cranial e caudal, contêm fibras dos nervos espinhais cervicais VI e VII. O nervo subescapular cranial deixa o plexo braquial formando um tronco comum com o nervo supra-escapular e, diferenciando deste penetra na parte cranial do músculo subescapular. Já o nervo subescapular caudal, acompanha inicialmente o nervo toracodorsal, o nervo axilar ou ambos e penetra na parte caudal do músculo subescapular.
[pic] O nervo subescapular é mais caudal em relação ao nervo supra-escapular.
Nervos peitorais:
As fibras dos nervos peitorais originam-se principalmente dos nervos espinhais cervicais VII e VIII. Podem ser divididos em peitorais craniais (que destinam-se principalmente ao músculo peitoral superficial) e peitorais caudais ( que inervam o músculo peitoral profundo e, algumas vezes, o músculo peitoral superficial) . Em ruminantes, esses nervos comumente formam alças envolvendo a artéria braquial.
Nervo mediano:
É formado por fibras provenientes do nervo espinhal cervical VII (em bovinos também do nervo espinhal torácico I). Ele cruza a face medial da artéria axilar e forma a alça axilar ao se juntar com o nervo musculocutâneo. Corre distalmente unido ao nervo musculocutâneo na face medial do braço e, caudalmente aos músculos coracobraquial e