Anatomia Veterinária
Estesiologia
Pele
-Consiste de duas camadas (epiderme e a derme ou córion)
1-Epiderme: 5 camadas (estrato basal, e. espinhoso, e. granuloso, e. lúcido e o e. córneo). As células nas camadas mais profundas do estrato germinativo sofrem ativa divisão mitótica, a qual empurra as camadas mais superficiais para mais distante dos vasos sanguíneos no córion. O ressecamento e o endurecimento das células superficiais, processo denominado ‘queratinização’ ou ‘cornificação’. Estas células queratinizadas, com núcleos degenerados, estão constantemente escamando-se.
Estruturas epidérmicas modificadas: pêlo, casco e os cornos.
2-Derme: também conhecida como ‘córion’. Pode ser subdividida em camada papilar (mais superficial) e camada reticular (mais profunda e constitui a maior parte da derme). As artérias, veias, capilares e vasos linfáticos da pele estão concentrados na derme. As fibras nervosas sensitivas, além de suprirem a derme, também se estendem a uma curta distância para o interior da epiderme.
Coloração da pele
A cor da pele é causada pela presença de grânulos de pigmento no citoplasma e pelas arborizações das células pigmentares (cromatócitos) e o pigmento é a melanina. A dispersão do pigmento está sob influência do ‘hormônio estimulante de melanócitos’
(MSH) que é produzido pela hipófise.
1 www.veterinariandocs.com.br Hiporderme
É uma camada de tecido conjuntivo frouxo localizado abaixo da derme. É importante, pois permite o movimento da pele, sem o seu rompimento e também porque permite que uma camada de gordura (panículo adiposo) seja interposta entre a pele e as camadas mais profundas.
Possui 3 camadas identificáveis no feto (camada areolar, fáscia superficial, camada lamelar)
-Camada areolar: tecido adiposo +- amarelo, é um panículo adiposo, é um tecido estável, ou seja, difícil de se perder.
-Fáscia superficial: é TC fibroso
-Camada lamelar: tecido