2 Prova De Anatomia
Nos seres multicelulares ou pluricelulares as células se diferenciaram e especializaram para realizar funções específicas relacionadas à digestão, reprodução, proteção, secreção e respiração. As células musculares também se especializaram para a contração e relaxamento. As células musculares (fibras) devido a sua forma agrupam-se em feixes ou fascículos para formar massas macroscópicas chamadas de músculos. Os músculos participam do movimento por encurtar as distâncias entre suas extremidades por meio de uma contração.
Os músculos são considerados os órgãos ativos do movimento, enquanto que os ossos e articulações são os elementos passivos. Os músculos são derivados de um folheto embrionário denominado mesoderme. A célula muscular está sob o controle do Sistema Nervoso. Cada músculo possui um nervo que ao penetrar no seu interior apresenta ramificações. No interior do músculo o nervo ramifica-se ainda mais até que os ramos tornam-se microscópicos, mantendo contato com cada célula ou fibra muscular, o que é chamado de Placa Motora ou Junção Mioneural. Quando o impulso elétrico passa do nervo para a placa motora, esta o transmite para todas as células ou fibras musculares determinando uma contração. Quando o impulso elétrico resultar de um ato consciente, se diz q o músculo é voluntário. Quando o impulso elétrico se originar de uma ou mais áreas do Sistema Nervoso em que o indivíduo não tem consciência se diz que o músculo é involuntário. Cada músculo possui um nervo.
Classificação morfológica e funcional dos músculos em 3 tipos:
- Tecido Muscular Liso (Músculo Liso)
- Tecido Muscular Cardíaco (Músculo Cardíaco)
- Tecido Muscular Esquelético (Músculo Esquelético)
- Músculo Liso: . Involuntário . Baixo número de estrias transversais; contração lenta; estrias desorganizadas; com luz no interior. . Localização: órgãos ocos, com parênquima, glândulas salivares e lacrimais, folículos pilosos, baço, bulbo ocular e vasos sanguíneos. Órgãos ocos: esôfago,