Principais ligas Metálicas
A resistência é determinada pela relação que existir entre a velocidade média atingida e a diferença de potencial (por unidade de comprimento) que produz o movimento.
Os fatores que determinam o valor da resistência são: a natureza do material, o tamanho do condutor e a temperatura.
Para estudar a influência do tamanho do condutor, consideremos dois cilindros idênticos, de comprimento L e área transversal A, cada um com resistência R, ligados em série ou em paralelo.
No primeiro caso, é como se tivéssemos um único cilindro de comprimento 2L, se a corrente for I , a diferença de potencial será RI + RI, nomeadamente, a resistência dosistema é 2R. Assim, duplicando o comprimento duplica-se a resistência: a resistência é diretamente proporcional ao comprimento do condutor.
No segundo caso, é como se tivessemos um único condutor de comprimento L e área transversal 2A. Nesse caso, se a diferença de potencial em cada um dos cilindros for \Delta V , a corrente em cada cilindro será \Delta V/R e a corrente total será 2\Delta V/R, que corresponde à corrente num sistema com resistência R=2. Assim, duplicando a área transversal, a resistência diminui a metade: a resistência é inversamente proporcional à área da seção transversal.
Assim, a resistência de um condutor com comprimento L e área transversal A