Ligas Metálicas
Para a indústria, os metais puros que são extraídos da natureza não possuem todas as características necessárias para a produção de materiais utilizados pela sociedade. Faltam-lhe características indispensáveis para o funcionamento correto dos produtos finais.
2. LIGAS METÁLICAS
Uma liga metálica é uma mistura de dois ou mais metais ou de um metal com outra substância que se torna possível por meio de aquecimento.Caso seja muito quebradiço, ou muito mole, ou pouco resistente à oxidação, busca-se obter uma liga com outro elemento que resulte num material de maior resistência mecânica, duração ou outra qualidade desejável. Por apresentarem propriedades e características físicas mais satisfatórias que as de seus componentes, as ligas metálicas têm importância primordial na indústria metalúrgica.
2.1 COMO SÃO OBTIDAS AS LIGAS METÁLICAS?
O procedimento mais freqüente na preparação de ligas metálicas consiste em fundir, em primeiro lugar, o metal cujo ponto de fusão é mais elevado, acrescentando-se em seguida os demais componentes. Também é possível inverter a ordem ou fundir os componentes simultaneamente.
2.2 CLASSIFICAÇÃO DAS LIGAS METÁLICAS
Ao planejar a combinação de metais, entre si ou com outros elementos, considera-se com especial cuidado a variação das proporções, fator que influi decisivamente nas propriedades do material final. É possível classificas as ligas metálicas em cinco tipos genéricos:
Tipo I: ligas com solução sólida. As ligas metálicas do tipo I são miscíveis tanto no estado sólido quanto no líquido. Na elaboração das combinações de solução sólida, formam-se cristais que contêm todos os metais componentes da liga.
Tipo II: ligas eutéticas. Chamam-se eutéticas as ligas que, em estado sólido, apresentam proporções inalteráveis e ponto de fusão constante e característico, também chamado eutético. Por manter constantes os pontos de fusão e solidificação, a liga eutética se comporta como um metal puro.
Tipo