Ligas metalicas
IRMÃO MÁRIO CRISTÓVÃO
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
PAOLA NADOVICH
ANTONIO CÉSAR DE GODOI
LIGAS METÁLICAS
CURITIBA
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 02
LIGAS METÁLICAS 03
ALGUNS EXEMPLOS DE LIGAS METÁLICAS 04
Ligas de Cobre 04
Latão 04
Ligas de Mercúrio 04
Amálgama Odontológica 05
Ligas de Ouro 05
Ouro 18 quilates 05
Ligas de Ferro 06
Ligas de Aço 06
Ligas de Aço Inoxidável 06
Ligas de Níquel 07
Ligas de Bronze 07
Estanho 10
CONCLUSÃO 14
REFERENCIAS 15 . Introdução
Os metais possuem propriedades características, como a dureza, a condutividade térmica e elétrica, que podem apresentar algumas alterações de metal para metal. Apesar disso, nem sempre existe um metal que na sua forma pura, apresente as características exatas pretendidas para uma determinada aplicação. Poucos metais são assim utilizados no seu estado puro, recorrendo-se na grande maioria das vezes às ligas metálicas.
Os principais responsáveis pelo consumo dos metais e das ligas metálicas destacam-se as indústrias automobilísticas, aeronáuticas, navais e da construção civil, assim como pelos setores da eletrônica e da comunicação. O consumo e a utilização desses materiais na Medicina e na produção de ornamentos também são significativos, fazendo com que os metais e as ligas metálicas sejam extremamente fundamentais na nossa sociedade.
ligas metálicas
Ligas Metálicas são uniões de dois ou mais metais, podendo ainda incluir semimetais ou não-metais, mas sempre com predominância dos elementos metálicos. Podemos ainda dizer que as ligas metálicas têm maiores aplicações práticas que os próprios metais puros. Exemplos: • o aço é uma liga de ferro e carbono; • o aço noxidável, além de ferro e carbono, contém também níquel e cromo; • o bronze é uma liga de cobre e estanho; • o latão é uma liga de cobre e zinco; As ligas