PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE CONTROLE E REPOSIÇÃO DE ESTOQUE
RESUMO: Este trabalho visa elucidar a importância da boa gestão de estoques, mediante a utilização dos Conhecimentos da administração de materiais, como também através da utilização das ferramentas de controle de estoque. O objetivo principal é conhecer as ferramentas de controle de estoque utilizadas pela empresa Mossoró Tintas Ltda. Por conseguinte, estudar as operações que envolvem a entrada e saída de materiais, identificar possíveis problemas ocorridos devido aos desvios destes processos, bem como identificar alternativas que possibilitem a melhor gestão de seus estoques. A referida empresa atua no ramo comercial de tintas automotivas e imobiliárias; localizada em Mossoró/RN atua neste mercado há 11 anos.
Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se de pesquisa qualitativa, entrevista e a observação direta.
Foram detectados problemas como: falta de registro da saída de materiais para a produção do laboratório, discrepância nas informações referentes ao estoque, entre as contidas no sistema (software específico) e as informações reais obtidas com os inventários. Diante de tais fatos, quais mudanças poderiam ocorrer no setor de estoque da Mossoró Tintas Ltda. que possam reverter tal situação? Mudanças simples que podem reduzir custos desnecessários advindos da má gestão dos estoques.
PALAVRAS-CHAVE: Administração de materiais, controle de estoque, gestão.
1 INTRODUÇÃO Em um contexto tão complexo e instável no qual vivemos, torna-se imprescindível que as organizações busquem formas de reduzir seus custos e gerem estratégias que venham a elevar seus lucros. Empresas que não estão nesta busca constante de aperfeiçoamento estão fadadas ao fracasso, visto que não há mais espaço para empresas que estejam ''brincando'' no mercado, pois a concorrência não é mais apenas com seu ''vizinho de cerca'' e sim com o mundo todo. As mudanças trazidas ao mundo dos negócios pela forte influência do