Principais Doenças Infecciosas no Brasil
AS DOENÇAS INFECCIOSAS TEM CAUSADO GRANDES PROBLEMAS A POPULAÇÃO AO LONGO DA HISTÓRIA, COM GRANDES PERDAS SOCIAIS, PRINCIPALMENTE NAS POPULAÇÕES MENOS FAVORECIDAS, DEVIDO AS CONDIÇÕES PRECÁRIAS DE VIDA, COMO A FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO E DE MORADIAS MAIS DIGNAS.
AS DOENÇAS INFECCIOSAS PREOCUPAM A SAÚDE PÚBLICA HÁ MAIS DE UM SÉCULO, GRAÇAS AO AVANÇO DAS INVESTIGAÇÕES CIENTÍFICAS E DA MEDICINA, MUITAS DESSAS ENDEMIAS PUDERAM SER CONTROLADAS.
DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS COM TENDÊNCIA DECLINANTE.
SÃO DOENÇAS NO QUAL SUA INCIDÊNCIA DIMINUE DE TEMPO EM TEMPO ATÉ QUE DESAPAREÇA. EX:VARÍOLA
DOENÇAS TRANSMISSIVEIS COM QUADRO DE PERSISTÊNCIA:
SÃO DOENÇAS QUE PREVALECEM, OU SEJA, QUE MESMO COM IMUNIZAÇÃO E VARIAS FORMAS DE COMBATE-LAS, ELAS CONTINUAM TENDO UMA TAXA DE INCIDÊNCIA ELEVADA. EX: HEPATITE VIRAL, EM ESPECAL B e C.
DOENÇAS TRANSMISSIVEIS EMERGENTES E REEMERGENTES:
EMERGENTES: SÃO DOENÇAS QUE SURGIRAM OU FORAM IDENTIFICADAS RESENTEMENTE, OU AQUELAS QUE ASSUMIRAM NOVAS CONDIÇÕES DE TRANSMISSÕES, DEVIDO A MUDANÇAS NAS CARACTERISTICAS DO AGENTE INFECCIOSO, OU PASSANDO DE DOENÇAS RARAS E RESTRITAS PARA REGULARES E PROBLEMAS DE SAÚDE PÚBLICA. EX: AIDS
REEMERGENTE: SÃO AS DOENÇAS QUE RESURGEM APÓS TEREM SIDO CONTROLADAS NO PASSADO. EX: TUBERCULOSE.
DOENÇAS INFECCIOSAS
AIDS (SIDA)
CAUSADA POR UM VÍRUS COM ATRAÇÕES PELO LINFÓCITO “T”, CONHECIDO COMO O VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV).
O MAIOR MEIO DE TRANSMISSÃO DESSE VÍRUS, É ATRAVEZ DO SANGUE E DO SÊMEN, NÃO MENOSPREZANDO LÍQUIDOS ORGÂNICOS.
A AIDS É DIVIDA EM 4 ESTÁGIOS:
1º. ENTRE SEMANAS À 6 MESES, O INDIVÍDUO PARECE SADÍO. O TESTE PODE DAR NEGATIVO, MAS MESMO PARECENDO SADÍO E COM O RESULTADO DO TESTE NEGATIVO, O INDIVÍDUO JÁ PODE TRANSMITIR O VÍRUS A OUTRAS PESSOAS.
2ª. GERALMENTE LEVA DE 1 A 5 ANOS, O INDIVÍDUO MANTÉM A APARENCIA SAUDÁVEL, MAS O TESTE JÁ DA POSITIVO. O INDIVÍDUO JÁ É UM PORTADOR DO HIV.
3ª. NÃO HÁ TEMPO DETERMINADO