Burguesia karl marx
Existiram quatro sistemas econômicos distintos, ou modos de produção; o Comunismo Primitivo, Escravismo, Feudalismo e Capitalismo. O capitalismo forma-se da expansão e demandas que aumentaram a níveis globais, com isso a manufatura cede lugar à grande indústria moderna. Com a multiplicação de capitais pelos burgueses as classes tributárias da Idade Média ficam em segundo plano.
Um governo moderno é um comitê que administra e assegura os negócios de toda a classe burguesa.
A burguesia transforma as relações sociais em relações monetárias. A classe burguesia é cosmopolita e explora o mercado mundial. Uma simbiose é formada, sem a indústria moderna e seus aspectos parasitários a humanidade pesa a sua vida ou a sua morte.
Com a ajuda das tecnologias e dos novos instrumentos de produção a burguesia espalha sua civilidade capitalista, e o mais aterrador em minha análise, espalha uma cultura capitalista. Talvez esse capítulo deveria ter dado mais ênfase nesse aspecto introdutório de um ideal capitalista. É certo que a população se aglomerou, a propriedade privada se concentrou em poucas mãos e há a centralização política por conta disso, mas e o ideal capitalista, a cultura disseminada pelo capitalismo, nisso essa parte introdutória do Manifesto Comunista deixou de dar a importância devida. A livre concorrência, a relação burguesa de produção; troca; propriedade; a sociedade burguesa moderna enfim, gera uma insegurança em si mesma, para manter sua dominação deve correr riscos, esses riscos são as crises comerciais que colocam sua existência sempre em