Principais doenças de pele
A pele é considerada o maior órgão do corpo humano possuindo cerca de 1,5 a 20 m2,representando 15% do peso corpóreo no adulto médio. Por ser a nossa primeira barreira contra agressões externas, protegendo nosso organismo, a pele é afetada por diversos tipos de doenças, doenças essas que os profissionais de estética se deparam no decorrer de seu trabalho.
No entando, por ser o órgão mais extenso e se encontrar exposto ao meio ambiente, a pele é o órgão mais facilmente observado, apresentado igualmente uma grande sensibilidade, o que faz com que suas alterações e lesões não passem despercebidas.
Devido a isso devemos, como profissionais da área de estética, sabermos identificar as principais doenças que acometem a pele. Desta forma podemos saber como tratar, ou encaminhar a um profissional competente para devido tratamento, oferecendo segurança a nossos clientes.
Estão entre as doenças/disfunções da pele mais frequentes em centros de estética, a acne, psoríase, câncer de pele, envelhecimento cutâneo, micoses, seborreia, herpes e dermatite de contato. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas.
2 DESENVOLVIMENTO Com o objetivo de desenvolver a capacidade de distinguir os tipos de lesões de pele mais frequentes em patologias dermatológicas deparadas por um profissional de estética no exercício da função, e reconhecer suas características típicas, vamos então a seguir fazer um estudo sobre cada uma delas.
2.1 ACNE
A acne é uma doença de pele vulgar que apresentam característica por área de seborreia (vermelhidão e crostas) comedões (pontos negros e brancos), pápulas, espinhas ou borbulhas e cicatrização cutânea.
Na adolescência, a acne é geralmente provocada pelo aumento de andrógenos como a testosterona, que ocorre durante a puberdade em ambos os sexos. A doença incide principalmente nas áreas da pele com maior número de folículos pilosos, como o rosto, a parte superior do peito e as costas. A acne grave é