Principais doenças causadas por fungos
Transmissão: Contatos com animais e pessoa a pessoa por contato direto ou indireto através de objetos contaminados.
Sinais e sintomas: micose superficial da pele, caracterizada por machas arredondadas com presença de coceira.
Controle e Profilaxia: Mantenha a pele e os pés limpos e secos.
Lave o cabelo regularmente, principalmente após cortar o cabelo.
Não compartilhe roupas, toalhas, escovas de cabelo, pentes, adereços de cabeça e outros objetos pessoais. Esses objetos devem ser completamente limpos e secos após o uso.
Use sandálias ou sapatos em academias, vestiários e piscinas.
Evite tocar em animais domésticos com manchas sem pelos. 2- Tinea da cabeça
Transmissão: A forma mais comum de contágio é o contacto directo de pessoa para pessoa ou através de objectos que, após terem estado em contacto com as lesões de uma pessoa afectada, se encontram igualmente contaminados, tais como chapéus ou pentes, o que explica a facilidade do contágio da tinha entre as crianças, as quais costumam estar em contacto directo durante as brincadeiras e partilhar todos os seus pertences.
Sinais e sintomas: micose superficial que se desenvolve no couro cabeludo, formando falhas no cabelo. Contagiosa, é muito comum em crianças.
Controle e Profilaxia : A higiene é importante na prevenção e tratamento de todas as infecções tinha. O couro cabeludo deve ser lavado com shampoo regularmente, especialmente depois de cabeleireiros. Evite o contato com animais infectados ou indivíduos. Cabeça, pentes, e artigos semelhantes, não devem ser trocados, exceto se forem primeiro cuidadosamente limpos e secos. Lavar toalhas, roupas, e qualquer partilhada itens usados por uma pessoa infectada para evitar a propagação.
3- Tinea da virilha
Transmissão: A transmissão e contágio de micoses é geralmente por contato direto com humano ou animal infectado. A Tinea capitis (couro cabeludo) também pode ser transmitida por objetos