Principais diferenças de bancos de dados
1 - INTRODUÇÃO
Banco de dados é uma entidade onde é possível armazenar dados de maneira estruturada e com a menor redundância possível. Estes dados devem poder ser utilizadas por programas e por usuários diferentes. Um banco de dados tem a utilidade de colocar dados à disposição de usuários para uma rápida consulta, introdução ou uma atualização.
Um banco de dados pode ser utilizado em uma máquina por um ou mais usuários ou também em uma máquina, porém pode ser acessado pelo (s) usuário (s) a distância via rede e por mais que um usuário ao mesmo tempo.
1.1 - BANCO DE DADOS HIERÁRQUICO
O Banco de dados hierárquico é uma coleção de registros (ou campos com cada um contendo somente um valor de dados) que são conectados uns aos outros por ligações. O modelo hierárquico é parecido com o modelo de rede, pelo sentido de que dados e relacionamentos entre dados são também representados por registros e ligações, respectivamente, porém difere do modelo de rede na organização de registros como coleção de árvores em vez de como grafos arbitrários.
O esquema que é para o banco de dados é o diagrama com estrutura de árvore, que consiste em dois componentes básicos, o que corresponde a tipos de registro que são os retângulos e os que correspondem a ligações, que são as linhas. Por esses dois componentes, o diagrama com estrutura de árvore serve para os mesmos propósitos de um diagrama entidade-relacionamento.
1.2 - BANCO DE DADOS DE REDE
O banco de dados de rede surgiu como uma extensão do hierárquico, extraindo o conceito de hierarquia e permitindo que um registro tenha várias associações, como por exemplo, um filho pode ter mais de um pai, isso torna uma pesquisa dentro do banco de dados mais rápida e flexível.
Esse modelo de banco de dados é uma estrutura mais completa por possuir propriedades básicas de registros, conjuntos e coerências e permite uma evolução mais eficiente do modelo e é