banco de dados
Definição dos principais bancos de dados. Características e diferenças entre os bancos Oracle, MySQL, MS-Access e SQL Server.
Home » SQL e Banco de Dados
Banco de dados é um programa de computador como qualquer outro. Windows, Excel, Word, MSN são exemplos de programas, assim como os bancos de dados.
Para que serve o Word? Editar textos! Imagino que você tenha respondido isso. E o Excel para que serve? Criar planilhas e gráficos! E um banco de dados para que serve então? Um banco de dados serve para organizar e guardar dados.
O banco de dados é parte integrante dos chamados Sistemas de Informação, onde os dados são coletados, processados, organizados e armazenados. A parte de coleta, tratamento e processamento dos dados é feito por programas específicos como: ERP, CRM, Web service, sites, etc. Porém, o armazenamento e organização desses dados são feitos em um banco de dados, podendo ser ele Oracle, SQL Server, MySQL ou outro.
Atualmente os bancos de dados são chamados de relacionais, pois suas estruturas são formadas por tabelas e relacionamento entre as tabelas. Tanto um banco robusto como o Oracle ou um desktop como o Access adota este mesmo padrão, tornando assim fácil e possível a integração de dados entre bancos.
Veremos os principais bancos de dados da atualidade:
Banco de dados Oracle
O Oracle é o principal banco de dados atualmente, sendo responsável pelo armazenamento de boa parte das informações das principais organizações ao redor do mundo. Sua participação no mercado de banco de dados é bastante acentuada, principalmente em grande empresas e em conjunto com sistemas de médio e grande porte. O Oracle é muito robusto e exige bastante hardware para um boa performance. Outro fator importante é o gerenciamento, onde são exigidos profissionais bastante capacitados para este fim.
Um ponto muito alto do banco de dados Oracle é a segurança, principalmente quando bem administrado.