Principais conceitos do behaviorismo
John Watson em 1913, desenvolveu o behaviorismo (ou comportamentalismo), baseando-se no funcionalismo, o método experimental e o condicionamento de Pavlov e o associacionismo para construir seu saber.
Buscava construir uma psicologia com método experimental e analítico,sem alma ou mente a fim de romper de vez com a filosofia, com a intenção de ter o comportamento como o objeto da psicologia.
O mais importante behaviorista depois de Watson foi B. F. Skinner, que buscou trabalhar com o comportamento operante, através de uma filosofia da ciência do comportamento, que ele chamou de behaviorismo radical, que visa sua análise experimental.
Reforço é toda e qualquer conseqüência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência de uma resposta.
O reforço positivo é todo evento que aumenta a probabilidade de uma resposta futura que o produz, ou seja um reforço positivo aumenta a possibilidade de um comportamento pela presença (positividade) de uma recompensa que é um estímulo , as pessoas tendem a apresentar maior motivação e produtividade quando obtém reconhecimento por seus esforços. Podemos comprovar isso cotidianamente, um exemplo é quando uma criança não quer vestir um agasalho e você promete que lhe dará uma bala. Em outras situações, quando você lhe disser para vestir o agasalho, provavelmente o vestirá logo, esperando ganhar a bala que, neste caso, funcionou o reforço, enquanto que o reforço negativo é todo evento que aumenta a probabilidade de uma resposta futura que o remove ou atenua, isto é, um reforço negativo também aumenta a possibilidade de um comportamento pela ausência (retirada) de um estímulo aversivo (que cause desprazer) após o organismo apresentar o comportamento pretendido O reforçamento positivo oferece algo ao organismo; o negativo permite a retirada de algo indesejável.
Os dados de pesquisas