Behavorismo
ORIGEM DA PALAVRA:
Behaviorismo (behavior + comportamento + ismo) vem do termo inglês “behaviour” ou do americano behavior, significando conduta, comportamento, sendo empregado para designar uma corrente de pensamento psicológico. Pode-se dizer assim que é o comportamento, ou comportamentalismo ou Teoria Comportamental, ou Análise Experimental do Comportamento, ou ainda, Análise do Comportamento, segundo Watson.
EXPLICAÇÃO DO TEMA:
O behaviorismo tem seu início marcado com o lançamento de John Watson em 1913 do Manifesto Behaviorista. Watson, com esse manifesto imprime um novo rumo à historia da Psicologia, influencia vários setores do comportamento humano, nas teorias de aprendizagem , na personalidade e nas psicoterapias.
É um termo genérico que agrupa correntes de pensamento na Psicologia e tem em comum o comportamento como objeto de estudo, mesmo com diferentes maneiras de estudá-lo ou de explicá-lo. Para o Behaviorismo o comportamento pode ser analisado e explicado sem que seja preciso se recorrer a esquemas mentais ou psicológicos internos. De acordo com esses pressupostos, o comportamento é a causa dos meios externos em que o indivíduo se encontra. Para Watson nós somos o que fazemos e nós fazemos o que o meio nos impele a fazer.
PRINCIPAIS TIPOS DO BEHAVIORISMO:
·Behaviorismo Radical: designa uma filosofia da Ciência do Comportamento por meio da análise do comportamento (comportamento operante). É também conhecido por “skinneriano”, e constitui-se ainda numa interpretação filosófica de dados obtidos através da investigação sistemática do comportamento.
·Behaviorismo Filosófico: também chamado Behaviorismo Analítico e Behaviorismo Lógico, consiste na teoria analítica que trata do sentido e da semântica das estruturas de pensamento e dos conceitos. Defende que a ideia de estado mental, ou disposição mental, é, na verdade, a ideia de disposição comportamental ou tendências comportamentais.
·Behaviorismo