Principais características das áreas da filosofia
Teoria do Conhecimento estuda:
- Alcance
- As fontes
- Os limites do conhecimento humano
Filosofia da Ciência estuda:
- A validade e o fundamento das teorias sobre a natureza em geral, bem como os critérios que a distinguem das demais áreas do conhecimento, consideradas como não científicas.
Ética:
- Filosofia da religião, estuda-se a questão da predestinação: Deus determina nossos passos.
- Metafísica, estuda-se a relação entre a concepção de um universo governado por leis e a liberdade humana: Estamos inseridos num mundo governado por leis físicas e pelo princípio da causalidade.
- Fundamentação da Metafísica dos Costumes: Kant procurava se contrapor ao relativismo moral ou cultural, ou a uma concepção de moralidade que dependeria de cada situação ou contexto sócio, histórico e cultural. Kant pode ser visto como defendendo a ideia de que há padrões morais que são universais e a históricos, válidos para todos os seres humanos em qualquer época, independentemente das especificidades culturais de cada grupo social.
Filosofia Política:
- O estudo das ações moralmente corretas que caracteriza a Ética está intimamente relacionado a uma consideração sobre as interações dos indivíduos em sociedade
- Seus temas principais são a justiça, o governo, as leis, a propriedade, a legitimidade política e a democracia, entre outros.
Filosofia do Direito: Divide-se em quatro temas.
- Direito e justiça: É o estudo do direito sob o ponto de vista da justiça.
- Direito e coerção: O direito porta uma conexão necessária com a coerção que pode estar ligada também a uma lei injusta. Mas, ela poderia ser usada também para impedir um uso justo da liberdade.
- Direito e aplicação: È o ato de aplicações das leis. Mas o problema da aplicação das leis acaba sendo tão importante quanto aquele da justificação das leis sob o ponto de vista da justiça.
- Bioética: estuda temas que envolvem tanto a