Sócrates - Platão e Aristóteles
HABILIDADES:
- Compreender a origem do pensamento filosófico;
- Conhecer a filosofia de Sócrates, Platão e Aristóteles;
- Compreender os principais pontos do pensamento helenístico e de Alexandria e sua influência no cristianismo;
- Compreender os principais conceitos que permeiam a Filosofia-Teologia de Agostinho de Hipona;
- Identificar os principais aspectos de cada autor;
- Conhecer as principais correntes filosóficas;
- Discernir sobre a fé e a razão do discurso hodierno;
- Discernir os conceitos filosóficos dentro do discurso teológico.
Apresente as principais características de cada filósofo de maneira sistemática.
Sócrates diferentemente dos pensadores jônios e sofistas, que buscavam o fim ultimo das coisas, ou o sucesso e o reconhecimento como grandes mestres, procurou ater-se a moral, a piedade e a virtude do homem, valorizando a formação de bons cidadãos, mais do que o conhecimento do cosmo.
O método de transmitir conhecimento era o da ironia e da maiêutica, Sócrates estimulava seus discípulos a conhecerem a verdade através de suas próprias respostas e indagações. Os principais ensinamentos de Sócrates s deram nas áreas de epistemologia, psicologia e da moral, foi considerado um dos grandes filósofos, metafísico, preocupado com o valor do conhecimento humano.
Já Platão, considerado uma das maiores personalidades da filosofia de todos os tempos, foi discípulo de Sócrates de quem cultivou muitos de seus pensamentos e valores. Foi autor de várias obras grandiosas, e sua filosofia tratou de forma especial do mundo sensível e do mundo inteligível, sendo que o primeiro seria o racional, o aparente, aquilo que o homem comum enxerga e observa, já o mundo inteligível é aquele que só os sábios conseguem ver, e esse é que é a imagem do verdadeiro.
Deus ocupa um lugar privilegiado em sua filosofia, tratando pelo nome de Demiurgo, seria o criador de todas as coisas, do cosmo, do visível e do invisível,