Principais Blocos Econômicos
Aluna : Josiane
Matricula : 2013013054
Principais Blocos Econômicos
Com a globalização do comercio, as comunicações e os negócios, a necessidade de formar blocos econômicos entre países com interesses comerciais e políticos comuns se tornou numa boa pratica para propiciar um melhor relacionamento, entendimento e a procura de soluções a problemas comerciais que motivem as economias e incrementem as possibilidades de negocio e crescimento da população. A redução ou isenção de impostos é uma das principais medidas adotadas pelos blocos econômicos.
Principais Blocos Econômicos
MERCOSUL = O Mercado Comum do Sul foi oficialmente constituído no ano 1991. Atualmente esta conformado por: Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Venezuela como novo membro, ingressando no bloco no ano 2012. O MERCOSUL também possui relações estreitas com Chile e Bolívia. Os países sul americanos tem como principal objetivo reduzir as barreiras comerciais e aumentar o comercio de bens e serviços. Para conhecer mais sobre o MERCOSUL visite o portal oficial do governo do Brasil aqui
União Européia = Alemanha, Franca, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Itália, Grécia, Bélgica, Dinamarca, Portugal, Luxemburgo, Holanda (Países Baixos), Áustria, Finlândia e Suécia conformam a União Européia, constituída oficialmente no ano 1992 através do Tratado de Maastricht. O bloco possui um sistema financeiro e bancário comum, com o EURO como moeda para todos os países membros, se bem o Reino Unido também conserva sua moeda própria, a Libra esterlina. Os cidadãos dos países membros do bloco econômico podem residir livremente no pais da União Européia que desejem. As políticas comuns também são um dos principais objetivos da União Européia, visando melhorar as políticas trabalhistas, imigração, combate ao crime, defesa, entre outras. O bloco esta constituído pela Comissão Européia, Parlamento Europeu e Conselho de Ministros.
NAFTA = O Tratado Norte-Americano de Livre