otorrino
O exame dos ouvidos , do nariz, da garganta e da laringe é feito mediante a inspeção e palpação.
O que observar
Presença ou não de nódulos, ulcerações, abaulamentos, variação de cor e modificações morfológicas.
Observar característica dos mesmos. Se houver alterações de temperatura ou pulsação anômalas.
O pavilhão auricular pode ser sede de alteração congênita. Ex.; Tofos que são pequenas nódulos localizados predominantemente na cartilagem do helix e indica transtorno metabólico purínico. Ex.; gota.
Exame Orofaríngeo
Instrumentos abaixadores de língua descartável, lanterna, e uma boa iluminação.
Inspeção irá inspecionar os lábios, os dentes, a gengiva, a parte interna da bochecha, o assoalho da boca e os óstios das glândulas salivares, em seguida faz a depressão da língua, então ira visualizar os pilares amidalinos, palato mole. O examinador deve se atentar as características da mucosa, que é rosada, brilhante e úmida.
Exame Rinoscopia
Instrumento especulo nasal e lanterna
Inspeção com o especulo nasal visualiza-se os vestíbulos nasais, o septo e os conetos, com a fonte de luz ira examinar as estruturas nasais. Para facilitar o exame o paciente de inclinar a cabeça para trás.
Aspecto normal mucosa úmida rosada e de superfície lisa.
Exame de Otoscopia
Instrumento otoscopio.
Inspeção observar o estado da pele que o reveste os pelos da sua porção inicial, presença ou não de detritos ceruminosos ou descamação,no fundo do conduto encontra –se a membrana timpânica com pequena concavidade, de cor aperolada e brilhante.
Exame Laringoscopia
Instrumento laringoscopio
Inspeção analisa-se a base da língua e papilas gustativas em seguida a cartilagem da epiglote, a hipofaringea, a boca do esôfago e o interior da laringe, no qual se destacam as cordas vocais.
Doenças mais comuns
Renite catarral aguda
Sinusite aguda
Rolha ceruminosa corpo estranho
Pescoço
Faz –se o exame por meio