Os principais blocos economicos
UNIÃO EUROPEIA
A União Européia ( UE ) foi oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht. Este bloco é formado pelos seguintes países: Alemanha, França, Reino Unido, Irlanda, Holanda (Países Baixos), Bélgica, Dinamarca, Itália, Espanha, Portugal, Luxemburgo, Grécia, Áustria, Finlândia e Suécia. Este bloco possui uma moeda única que é o EURO, um sistema financeiro e bancário comum. Os cidadãos dos países membros são também cidadãos da União Européia e, portanto, podem circular e estabelecer residência livremente pelos países da União Européia.
A União Européia também possui políticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de imigração em comum. A UE possui os seguintes órgãos: Comissão Européia, Parlamento Europeu e Conselho de Ministros.
MERCOSUL
O Mercosul ( Mercado Comum do Sul ) foi oficialmente estabelecido em março de 1991. É formado pelos seguintes países da América do Sul : Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Futuramente, estuda-se a entrada de novos membros, como o Chile e a Bolívia. O objetivo principal do Mercosul é eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio entre eles. Outro objetivo é estabelecer tarifa zero entre os países e num futuro próximo, uma moeda única.
ALCA
Embora nunca tenha saído do papel, a ALCA - Área de Livre Comércio das Américas - já deu o que falar. A idéia desse bloco econômico partiu do presidente norte-americano Bill Clinton, em 1994.
ALIANÇA DO PACÍFICO
Criado em junho de 2012, este bloco econômico latino-americano é composto por México, Colômbia, Peru e Chile; além de várias nações que são apenas observadoras, de diversos continentes. Os quatro países da Aliança do Pacífico representam 36% do PIB da América Latina.
APEC
A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e