principais avanços institucionais ocorridos durante o governo Sarney
R- Apesar do governo de José Sarney enfrentar uma situação econômica difícil com inflação alta e grandes dificuldades de negociação da divida externa, o período marca o inicio do processo de democratização do país, sendo que foram fortalecidas as bases do moderno Estado de Direito com liberdade de expressão, democracia de massas, inclusão social e abertura econômica.
Outro grande avanço foi a promulgação da Constituição Federal de 1988 e as eleições diretas para todos os níveis de governo.
2 – Na sua opinião qual o principal motivo para a queda do presidente Collor?
R- Escândalos e suspeita de corrupção somada à forte recessão econômica minaram o apoio político e a popularidade do governo.
Além da queda de popularidade do presidente e a erosão acentuada da base parlamentar de apoio político, o governo Collor de Mello começou a ser alvo de denúncias de corrupção. Vários dos ministros e assessores do presidente, além de sua própria esposa, a primeira-dama Rosane Collor, foram acusados de desvio de verbas públicas.
Em maio de 1992, porém, um desentendimento familiar levou o irmão do presidente, Pedro Collor, a denunciar um extenso esquema de corrupção existente no governo, comandado pelo então tesoureiro da campanha presidencial,e empresário Paulo César Farias.
3 – Quais as principais diferenças na política macroeconômica do governo Itamar Franco em relação ao Collor?
R- O governo Collor na tentativa de combater a inflação utilizou medidas como congelamento de preços e salários, retenção de ativos, fixação do câmbio, e dolarização da moeda, medidas artificiais que não surtiram efeitos. O governo Itamar Franco aproveitando das experiências fracassadas anteriores, elaborou um novo plano de combate a inflação, criando o Plano Real que consegui combater a inflação.
5 – Descreva os principais pontos do plano real e a sua importância para o desenvolvimento