amor
-- Como Platão definiu o amor :
Socrates : tudo que sei do amor aprendi de uma sacerdotisa
Todos os seres humanos tem um nessecitade de completudo, que todos sentem a necessitada de buscar aquilo que nos completa que é o amor, seria uma energia que faz com o que o homem se espanda, que seja melhor.
O amor se torna fértil diante do belo, a busca da beleza é a busca do divino.
amor (lat. amor: afeição, simpatia) 1. Tendência da sensibilidade suscetível a transportar-nos para um ser ou um objeto reconhecido ou sentido como bom. Ex.: o amor materno, o amor da glória.
2. Sentimento de inclinação e de atração ligando os homens uns aos outros. a Deus e ao mundo. mas também o invididuo a si mesmo. Error outras palavras. inclinação para uma pessoa. sob todas as suas formas e em todos os graus. desde o amor-desejo
(inclinação sexual) até o amor-paixão e o amor-sentimento. "0 amor é uma emoçào da alma causada pelo movimento dos espíritos, levando-a a unir-se voluntaria-mente aos objetos que lhe parecem ser convenientes" (Descartes).
3. Amor ahlativo é a tendência oposta ao egoísmo. ao amor possessivo. pois se define pela doação e pelo devotamento ao outro. Ex.: o amor ao próximo.
4. O chamado amor puro é aquele que se tern apenas para com Deus, na mais total e perfeita gratuidade. "O amoré essa afeição que nos faz encontrar prazer nas perfeições daquele que amamos. e nada há de mais perfeito que Deus. Para amá-lo, basta considerarmos suas perfeições. As perfeições de Deus são as de nossas almas, mas Ele as possui sem limites." (Leibniz)
5. Amor-próprio é o sentimento da dignidade pessoal e do respeito por si.
6. Amor platónico é aquele que prescinde de toda sensibilidade para alegrar-se coin as belezas intelectuais ou espirituais e com a essência