primeirps passos
(Retirado de www.igreja-metodista.pt)
OBS: Seria recomendável ler também os artigos:
1 - “O caminho para Aldersgate”,
2 - “O mundo é a minha paróquia”,
3 – “João Wesley – cidadão cristão” e,
4 – “De movimento a Igreja”
AS ORIGENS
O Metodismo foi fundado no século XVIII por dois irmãos, John e Charles Wesley, filhos de Samuel Wesley, reitor de Epworth e de Susanna. John nasceu em 1703 e morreu em 1791; Charles nasceu em 1707 e morreu em 1788.
Cópia do medalhão comemorativo da Abadia de Westminster, que se encontra no Museu Metodista da Capela de Wesley, em Londres.
O original foi esculpido por John Adams-Acton, que nasceu em 1834. Foi exibido na Academia Real como pertencendo a John Adams e recebeu o nome de John Adams-Acton em 1869.
O seu trabalho em memória dos irmãos Wesley foi erigido na Abadia de Westminster em 1876.
Fotografia por Keith Ellis.
JOHN WESLEY
Este retrato é da autoria do pintor Irlandês Robert Hunter. Foi pintado durante uma sessão de três horas e meia no dia 31 de Agosto de 1765. Wesley tinha então 62 anos de idade, embora pareça mais novo, devido ao cabelo de cor castanha e ao seu ar robusto. Wesley considerou-o uma "parecença notável". (Jornal, 31 Agosto de 1765). Embora quadros mais conhecidos de outros pintores e o busto esculpido por Enoch Wood possam por em questão a opinião do "modelo", não deixa de ser um quadro harmonioso.
Retrato de John Wesley, pintado em 1765 por Robert Hunter.
O original encontra-se na Casa de Wesley, em City Road, Londres.
CHARLES WESLEY
Charles Wesley era o irmão mais novo, tendo-se tornado amigo e apoiante de John e ocasionalmente seu crítico. A ligação entre eles era tão forte que as suas diferenças de opinião nunca provocaram mais do que uma frieza temporária.
Tal como John, Charles foi ordenado na Igreja Anglicana e permaneceu fiel a ela. Nos primeiros anos, após as suas conversões Charles também percorreu o país a cavalo, pregando. Em