Internacionalização de negocios
Sitientibus, Feira de Santana, n. 39, p.95-129, jul./dez. 2008
* Dr. em Administração (UFBA). Prof. Substituto (UFBA).
E-mail: yumaravasconcelos@uol.com.br
** Dr. em Controladoria e Contabilidade (USP). Coord.
Mestrado em Contabilidade (FVC). E-mail: kimimarinamariano@gmail.com
*** Prof. Assistente (UCSal). Prof. Titular (UNIBAHIA).
Mestre em Contabilidade (FVC).
****Mestre em Contabilidade (FVC). E-mail: marinettefraga@yahoo.com.br Universidade Estadual de Feira de Santana – Dep. de CIS.
Tel./Fax (75) 3224-8049 - BR 116 – KM 03, Campus - Feira de
Santana/BA – CEP 44031-460. E-mail: cis@uefs.br
REFLEXOS DA GLOBALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS
FORMAS DE INSERÇÃO NO MERCADO
INTERNACIONAL
Yumara Lúcia Vasconcelos*
Mariano Yoshitake**
Marinéia Almeida dos Santos***
Marinette Santana Fraga****
As mudanças globais, seja de ordem tecnológica ou organizacional, têm como principais conseqüências a interferência nos padrões de competitividade, a desregulamentação e a redução progressiva das fronteiras nacionais.
A vantagem competitiva depende da maneira como as empresas organizam estrategicamente suas atividades, especialmente quando competem em nível internacional porque a estrutura do negócio influencia sua rentabilidade.
A pesquisa de que trata o presente ensaio ocupou-se das questões: De que forma a competição globalizada tem influenciado o desempenho estratégico e atuação das organizações? As empresas conseguem identificar a aproveitar as oportunidades oriundas de uma economia internacional cada vez mais integrada? Estas oportunidades existem? Quais as conseqüências da globalização? Se, de um lado, a globalização fortalece relações, incrementa a produtividade e os padrões de competitividade, de outro, gera exclusão involuntária. Como reflexo, o sistema produtivo tem sido induzido a uma constante reestruturação tecnológica, provocando rupturas continuadas de paradigmas técnico-científicos.
PALAVRAS-CHAVE: Globalização.