Primeiros socorros
Primeiros Socorros são procedimentos de emergências simples, aplicado a vítimas de acidentes, mal súbitos ou em perigo de vida. Esses procedimentos podem ser feitos por pessoas comuns com treinamento em primeiros socorros, até a chegada de atendimento médico especializado.
É de vital importância providenciar o atendimento médico especializado, manter a calma e ser preciso sobre as condições da(s) vítima)s e o local da ocorrência. Uma das regras de quem está dando o socorro é certificar-se de sua segurança para não tornar-se vítima.
Existem vários tipos de acidentes, e para cada caso existe uma atitude e socorros específicos. Veja alguns exemplos que necessita de primeiros socorros: * Acidentes de trânsito * Queimadura * Choque elétrico * Enfarte e parada cardiorrespiratória * Corpos estranhos e asfixia * Envenenamento, etc.
O primeiro a chegar ao local do acidente depara-se com inúmeros fatores, tipos: pânico, cenas de sofrimentos, pessoas inconscientes, etc. E nessas situações exigem-se ações imediatas. Deve-se aceitar ajuda de outras pessoas, deixando a de maior experiência liderar, dando espaço para que o socorro seja dado com firmeza, de forma rápida e correta.
Atitudes básicas: * Bom senso,discernimento * Agir rapidamente, respeitando os limites de ambos * Transmitir a(s) vitima(s), tranquilidade, confiança * Utilizar conhecimentos básicos de primeiros socorros, improvisando quando necessário. * Nunca tomar atitudes das quais não tem conhecimentos (mesmo no intuito de ajudar).
Vale salientar que a falta de atendimento de primeiros socorros e a omissão de socorro são os primeiros motivos de morte e danos irreversíveis às vítimas.
Segundo o Art. 135 do Código Penal Brasileiro, a falta de socorro à vítima de acidentes ou pessoas em perigo eminente, podendo fazê-lo, é crime, mesmo não sendo causadora do evento.Entretanto, uma pessoa não apta para prestar os devidos socorros, deve solicitar assistência a