PRIMEIROS SOCORROS
É CONSIDERADO O PRIMEIRO ATENDIMENTO DADO NO LOCAL DO ACIDENTE. DE ACORDO COM OS ESTUDOS O ATENDENTE, A PESSOA QUE VAI PRESTAR O SOCORRO DEVE AGIR SEMPRE COM CALMA E TAMBÉM TOMAR A LIDERANÇA E NA MEDIDA DO POSSÍVEL CONTAR COM A AJUDA DE OUTRAS PESSOAS. O PRIMEIRO PASSO: EM RELAÇÃO AO ATENDIMENTO DEVE SER SINALIZAR O LOCAL, AVISAR O RESGATE E PRESTAR O SOCORRO DIRETO À VÍTIMA. NO CASO DA SINALIZAÇÃO, ELA DEVE SER FEITA DE ACORDO COM O TIPO DA VIA. LEMBRANDO QUE NO TERRITÓRIO NACIONAL EXISTEM NO TOTAL SEIS (6) TIPOS DE VIAS. AO UTILIZA A VIA COMO RECURSO NA SINALIZAÇÃO TEMOS QUE TRANSFORMA A QUILOMETRAGEM EM PASSOS OU SEJA, DEPENDENDO DA VELOCIDADE DE CADA UMA VAI SER A QUANTIDADE DE PASSOS QUE SERÁ UTILIZADO. NA HORA DE AVISAR O RESGATE, O ATENDENTE TEM QUE TER EM MENTE O NÚMERO DO RESGATE A SER CHAMADO OU DA UNIDADE QUE VAI AJUDAR NO SOCORRO. OBS: É BOM QUE A PESSOA QUE VAI AJUDAR TENHA GRAVADO OS NÚMEROS EM SEU CELULAR.
190—191—192—193—197
190—POLÍCIA MILITAR
191—POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL
192—SAMU
193—CORPO DE BOMBEIROS
197—POLÍCIA CÍVIL. TENDO EM VISTA QUE NO CASO DE ACIDENTES QUE ENVOLVA PESSOAS PRESAS NAS FERRAGENS OU EM CASOS DE INCÊNDIO E TAMBÉM DE AFOGAMENTOS, DEVEMOS DAR PREFERÊNCIA AO CORPO DE BOMBEIROS. NO ATENDIMENTO DIRETO, O ATENDENTE VAI ANALIZAR OS SINAIS VITAIS DA VÍTIMA, QUE CONSISTE NA RESPIRAÇÃO, NA PULSAÇÃO E TEMPERATURA.
*RESPIRAÇÃO—VER, OUVIR E SENTIR
*PULSAÇÃO—OUVIR E SENTIR
*TEMPERATURA—SENTIR
NA FALTA DA RESPIRAÇÃO, O PROCEDIMENTO REALIZADO É A RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL OU RESPIRAÇÃO BOCA A BOCA. ANTES DE INICIAR A RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL O ATENDENTE DEVE OBSERVAR AS VIAS AÉREAS DA VÍTIMA, QUE NO CASO É A BOCA E O NARIZ. NA FALTA DE PULSAÇÃO, O PROCEDIMENTO É A MASSAGEM CARDÍACA. A PULSAÇÃO PODE SER VERIFICADA EM VÁRIOS PONTOS DO CORPO.
*CABEÇA—TEMPORAL
*PESCOÇO—CARÓTIDA
*BRAÇO—BRAQUIAL
*PULSO—RADIAL
*PERNA—FEMURAL
*PÉ—DORSAL NO CASO DA TEMPERATURA, O PROCEDIMENTO É CONTROLAR O CALOR VITAL DA