Primeiros Socorros
Aluno: Luciano Liborio Rodrigues
Curso Ed. Física 4 SM Turma B Turno Matutino
Primeiros Socorros
Paralisia - perda da capacidade de movimento voluntário de um músculo, originada por problema neurológico, é o estado ou situação de imobilidade, seja ela total ou parcial.
Parestesia- refere-se às sensações cutâneas como formigamento, pressão, frio ou queimação nas mãos, braços, ou pés, mas que também pode ocorrer em outras partes do corpo.
Hemiplegia- paralisia cerebral que atinge um dos lados do corpo deixando-o paralisado e muito debilitado.
Hemiparestesia- alteração ou diminuição da sensibilidade em apenas um lado do corpo.
Tetraplegia- é uma condição diagnosticada quando o indivíduo não apresenta movimentos dos braços e pernas, quando uma paralisia afeta todas as quatro extremidades, superiores e inferiores, juntamente à musculatura do tronco.
Choque- insuficiência de irrigação sanguínea (perfusão) e oxigenação inadequadas dos órgãos e tecidos.
1. Hemorrágico Perda de sangue, geralmente por trauma múltiplo e queimaduras severas. Não existe sangue suficiente no sistema para fornecer circulação adequada a todas as partes do corpo.
2. Neurogênico
Lesão medular ou cefálica ocasionando perda do controle nervoso. Os vasos sanguíneos dilatam e não existe sangue suficiente para enchê-los.
3. Psicogênico
Algo psicológico afeta a vítima. O sangue drena da cabeça e se acumula no abdome causando desmaios.
4. Cardiogênico
O miocárdio não bombeia com eficiência suficiente para circular o sangue, geralmente devido lesão, doença cardíaca ou infarto do miocárdio.
5. Metabólico
Choque insulínico, coma diabético, vômito, diarréia ou outras condições que causem perdas de líquidos e alteração no equilíbrio bioquímico do corpo.
6. Séptico
As toxinas de infecções graves causam vasodilatação, acúmulo de sangue nos capilares e invasão de bactérias nos vasos sanguíneos.
7. Anafilático
Reação alérgica intensa.
8. Hipovolêmico