Primeiros Socorros
2°) Esparadrapo ou fitas adesivas;
- Algodão hidrófilo;
- Compressas de gaze estéril comum e do tipo sem adesivo;
- Ataduras de gaze;
- Atadura de crepom;
- Bandagem;
- Compressas limpas;
- Faixa elástica (para entorses no tornozelo) e faixa triangular (para entorse no tornozelo ou lesões do braço, ou como torniquete);
- Sabão líquido;
- Frasco de água oxigenada;
- Frasco de soro fisiológico;
- Frasco de álcool;
- Cotonetes;
- Luvas de procedimentos;
- Tesoura;
- Lâmina de barbear;
- Pinça hemostática;
- Garrote;
- Termômetro;
- Caixa de fósforos;
- Alfinetes de fralda;
- Bolsa para água quente;
- Lanterna;
- Sacos plásticos.
3°)Os sinais vitais são: pulso, respiração, pressão arterial e temperatura.
4°) Queimaduras do primeiro grau são aquelas que atingem a primeira camada da pele, a epiderme. Podem ser provocadas por agentes ambientais, como o calor e o frio, ou por agentes locais, como produtos químicos ou atrito.
1. 5°)Queimaduras do segundo grau, a pele apresenta-se em hiperemia (avermelhada), edemaciada (inchada) e há ardor no local dessa queimadura. Caracteriza-se pela presença de bolhas.
6°) Queimaduras do terceiro grau, Lesão de todas as camadas da pele, comprometendo os tecidos mais profundos, podendo ainda alcançar músculos e ossos. Estas queimaduras se apresentam secas, esbranquiçadas ou de aspecto carbonizadas. Pouca ou nenhuma dor local. Pele branca escura ou carbonizada .Não ocorrem bolhas.
7°) NR 7 - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL.
8°)Afaste a vítima da origem da queimadura e retire sua veste, se a peça for de fácil remoção. Caso contrário abafe o fogo envolvendo-a em cobertor, colcha ou casaco. Lave a região afetada com água fria (1ºgrau) mas não esfregue a região atingida, evitando o rompimento das bolhas. 9°) -Certifique-se de que o que causou a queimadura tenha sido removido. Tente não entrar em contato com a substância. Se a substância química for em pó, retire todo o excesso. Evite que atinja os olhos. Remova