Primeiros Socorros
OMS (Organização Mundial de Saúde) Define saúde não apenas como ausência de doença, mas como o bem estar físico e mental.
Recursos fundamentais para a saúde: Redução de violência, condições dignas de reabilitação, educação, alimentação, renda...
Urgência: com ou sem risco potencial de vida
Emergência: tem risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo tratamento imediato.
Pronto atendimento: deve prestar o primeiro atendimento, encaminhando os casos mais graves para a urgência e emergência.
Ética: define o que é agir corretamente, diferenciação entre o bem e o mal
Moral: comportamento do homem na sociedade
Responsabilidade médica: ocorre quando o médico não cumpre a obrigação que tem em relação ao paciente, causando-lhe dano. Negligência, imprudência e imperícia caracterizam o erro médico. É preciso evitá-lo ou reduzi-lo.
Negligência: constitui a omissão ou a não observância de determinados deveres por parte do médico,
Por exemplo: exame superficial e desatento, omissão ou retardo de solicitação de consultoria por especialista, retardo de intervenções cirúrgicas ou procedimentos vitais.
Imprudência: constitui a omissão de cautela, precipitação ou audácia do ato médico.
Exemplos: utilização de técnica cirúrgica inadequada ou não reconhecida para a ciência, adoção de determinado procedimento cirúrgico sem o exame prévio adequado, prescrição médica por telefone etc.
Imperícia: constitui a inaptidão, ignorância, falta de destreza ou insuficiência de conhecimento técnico por parte do médico. Exemplos: secção de ureteres em cirurgia cesariana, introdução de alimentação no trato respiratório através de sonda mal posicionada sem o controle radiológico prévio, secção da artéria femoral em cirurgia de varizes etc.
Responsabilidade do Paciente: Fidelidade, confidencialidade e veracidade das informações prestadas são as principais responsabilidades do paciente.
Os quatro princípios da Bioética:
Autonomia: direito de