Hormônios
O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas endócrinas, as quais são responsáveis pela secreção de substância denominadas hormônios. As glândulas são assim chamadas por que lançam sua secreção (hormônios) diretamente no sangue, por onde eles atingem todas as células do corpo.
Hipotálamo
Se localiza na base do encéfalo, sob uma região encefálica denominada tálamo. Sua função endócrina está a cargo das células neurossecretoras, que são neurônios especializados na produção e na liberação de hormônios.
Hipófise (ou glândula Pituitária)
Dividida em lobos anterior, posterior e intermédio, esse último pouco desenvolvido no homem. O lobo anterior (maior) é designado adeno-hipófise e o lobo posterior, neuro-hipófise.
No lobo anterior da hipófise são produzidos os hormônios Folículo-estimulante (FSH) e Hormônio luteinizante (LH).
Hormônio Folículo-Estimulante (FSH)
*É uma glicoproteína produzida pela hipófise, que por sua vez foi estimulada pelo hipotálamo.
*Regula o crescimento, desenvolvimento, puberdade, reprodução e secreção de hormônios.
*Atua nos folículos ovarianos, promovendo seu crescimento e proporcionando um meio adequado ao desenvolvimento dos óvulos (ovócitos).
*A produção e secreção são reguladas por um balanço complexo de sistemas de resposta endócrina, envolvendo esteróides e hormônios peptídeos.
Hormônio Luteinizante (LH)
*Também produzido pela hipófise, atua principalmente na iniciação do mecanismo de ovulação.
A produção e secreção de LH e FSH são estimuladas pelo hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH) pelo hipotálamo. A liberação de GnRH normalmente é em pulsos.
Síntese e secreção
Primeiramente, a produção de FSH é estimulada pelo hormônio liberador das gonadotropinas (GnRH) ou hormônio liberador do hormônio luteinizante (LHRH), na região pré-óptica do hipotálamo.
Essa secreção normalmente ocorre aos pulsos, tanto de LH (hormônio luteinizante) quanto de FSH.
A produção destes hormônios é afetada por vários fatores.