primeiros socorros
AULA 1 – CONCEITOS SOBRE PRIMEIROS SOCORROS
Os Primeiros Socorros são providências ou cuidados iniciais e imediatos prestados a uma pessoa (vítima), fora do ambiente hospitalar, cujo estado físico coloca em perigo a sua vida ou a sua saúde, com o fim de manter as suas funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, até que receba assistência médica especializada.
“Os primeiros socorros devem serem executados por pessoa treinada para ter acesso a vítima, detectar o que está errado providenciar a assistência de emergência e somente quando necessário, mobilizar a vítima sem ocasionar seqüelas.”
SOCORRISTA: é toda pessoa disposta à prestar o atendimento emergencial às vítimas, quer seja por doença ou por trauma.
Socorrista é a pessoa tecnicamente capacitada e habilitada para, com segurança, avaliar e identificar problemas que comprometam a vida.
Cabe ao socorrista prestar o adequado socorro pré-hospitalar e o transporte do paciente sem agravar as lesões já existentes.
O socorrista deve preocupar-se em:
Manter as funções vitais;
Evitar os agravamentos das lesões;
Providenciar assistência médica.
No Brasil todos os cidadãos são obrigados, por lei, a socorrer vítimas de acidentes ou mal súbito. Se não o fizerem, configura-se a “omissão por socorro”.
2.OMISSÃO DE SOCORRO (ART. 135º DO CÓDIGO PENAL)
O artigo 135 do Código Penal Brasileiro é bem claro: deixar de prestar socorro à vítima de acidentes ou pessoas em perigo eminente, podendo fazê-lo, é crime.
Deixar de prestar socorro a quem não tenha condições de socorrer a si próprio ou comunicar o evento a autoridade pública que o possa fazê-lo, quando possível, é crime.
Todo cidadão é obrigado a prestar auxílio a quem esteja necessitando, tendo três formas para fazê-lo: atender; auxiliar quem esteja atendendo ou solicitar auxílio.
→ Exceções da lei (em relação a atender e/ou auxiliar): menores de 16 anos, maiores de 65, gestantes a