Primeiros socorros
Toda pessoa que estiver realizando o atendimento de primeiros socorros deve, antes de tudo, atentar para a sua própria segurança. O impulso de ajudar a outras pessoas não justifica a tomada de atitudes inconseqüentes, que acabem transformando-o em mais uma vítima.
A seriedade e o respeito são premissas básicas para um bom atendimento de primeiros socorros. Para tanto, evite que a vítima seja exposta desnecessariamente e mantenha o devido sigilo sobre as informações pessoais que ela lhe revele durante o atendimento.
Conclusão
São procedimentos de emergência que visam manter as funções vitais e evitar o agravamento de uma pessoa ferida, inconsciente ou em perigo de vida, até que ela receba assistência qualificadaIntrodução - Primeiros Socorros
Quando é necessário actuar rapidamente
Diariamente, existe a hipótese de nos confrontarmos com situações de emergência que exigem uma intervenção imediata e crítica. Muitas vezes não nos sentimos preparados para actuar, por não sabermos como proceder ou por desconhecemos a necessidade de o fazer.
Dado que podemos ser os únicos no local da ocorrência, é importante estarmos preparados para actuar rapidamente, até à chegada dos meios de socorro.
Pode ser a vida de um familiar, de um amigo ou colega que está em risco. Os primeiros socorros são a resposta rápida e inicial a uma emergência médica, através da aplicação de técnicas simples e eficazes para reduzir a gravidade da situação, melhorando as hipóteses de sobrevivência de uma vítima e diminuindo o seu