Gravidez e métodos contraceptivos
Tema:
Gravidez e Métodos
Contraceptivos
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Grupo: Ana Carolina Traverso, Iris Nascimento, Jéssica Melo, Michele Farias, Renata Costa e Sheila Guedes.
Introdução
A adolescência é marcada essencialmente pelas transformações sexuais que asseguram a possibilidade de reprodução e preservação da espécie. Mas as mudanças corporais e de comportamento dizem também respeito às novas descobertas emocionais e sociais. Mesmo havendo grande quantidade de informações, elas são insuficientes diante das fantasias e dos desejos sexuais. Saber é muito importante, mas viver e transar sem engravidar ou transmitir doença sexualmente transmissível é o desafio desta geração de adolescentes brasileiros. Obter informações consistentes e seguras sobre sexualidade e contracepção é um novo caminho a ser percorrido, onde existem riscos e encruzilhadas decisivas, e onde o profissional de saúde que lida com os adolescentes pode exercer o papel de bússola, permitindo uma melhor orientação para a prevenção da gravidez.
Visto que hoje em dia existem muitos casos de gravidez na adolescência, se faz necessário que a escola entre em cena nesse universo esclarecendo sobre:
Como ela ocorre
Os problemas que acarretam
Como evita-la
Público alvo
Pré-adolescentes. Faixa etária: 14 anos
Objetivo
Elucidar os alunos de como ocorre uma gravidez, a partir de quando e como fazer para que isso não ocorra de maneira indesejada. Explicar de maneira clara e suscinta o que são e como se utilizam os métodos contraceptivos.
Metodologia
Aula expositiva informativa
Gravidez
Gravidez é o periodo de desenvolvimento do embião no útero.
Para que a gravidez aconteça é necessário que o gameta feminino (óvulo) seja fecundado pelo gameta masculino (espermatozóide).
Quando isso ocorre, se dá a fecundação, dando origem ao zigoto , que depois se tranforma em embrião.
O Embrião chega ao útero e se fixa na parede uterina,