PRIMEIROS SOCORROS
ELETROMAGNESTISMO
GUARULHOS/SP
2012
NOME: Alexandre Rafael Orlandes nº 1
SÉRIE: 3º B
INTRODUÇÃO
Uma das mais fascinantes áreas da Física, esta ciência, sem dúvida, revolucionou o meio científico do começo deste século, unindo a Eletricidade e o Magnetismo, até então estudados separadamente.
Michael Faraday e James Clark Maxwell foram os precursores desta área. O que chama atenção é que eles chegaram a conclusões utilizando apenas cálculos diferenciais e integrais sem, contudo, imaginar os efeitos destas conclusões.
Aliás, eles acreditavam numa substância tênue chamada éter, que ocupava todo o Universo. Assim, como o som precisa de um meio para se propagar, que é o ar, a luz, segundo eles, também precisaria de um meio para se propagar. Este meio seria o éter, que jamais fora descoberto.
O Eletromagnetismo aplica as equações de Maxwell nas mais variadas situações, como a mostrada na Figura. Em outras palavras, as quatro equações de Maxwell resumem toda esta ciência.
ELETROMAGNESTISMO
Parte da física que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria, em particular as relações estabelecidas entre elas.
Conta uma lenda grega que o pastor Magnes se surpreendeu ao ver como a bola de ferro de seu bastão era atraída por uma pedra misteriosa, o âmbar (em grego, elektron). A história demonstra como é antigo o interesse pelos fenômenos eletromagnéticos.
Denomina-se eletromagnetismo a disciplina científica que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria e, em especial, as relações que se estabelecem entre elas.
História do Eletromagnetismo
A existência de forças naturais de origem elétrica e magnética fora observada em contextos históricos independentes, mas só na primeira metade do século XIX um grupo de pesquisadores conseguiu unificar os dois campos de estudo e assentar os