Primeiros socorros - Fraturas
CURSO DE FORMAÇÃO DE ÁRBITROS DA FEDERAÇÃO CARIOCA DE FUTEBOL
RENATO SERÔA DA MOTTA
FRATURA
RIO DE JANEIRO
2012
FRATURA
Fratura é uma interrupção na continuidade do osso. Constituem uma emergência traumato-ortopédica que requer boa orientação de atendimento, calma e tranquilidade por parte de quem for socorrer e transporte adequado. Apresentam aparência geralmente deformante devido ao grau de deformação que podem impor à região afetada. Ocorre geralmente devido à queda, impacto ou movimento violento com esforço maior que o osso pode suportar. O envelhecimento e determinadas doenças ósseas (osteoporose) aumentam o risco de fraturas, que podem ocorrer mesmo após traumatismos banais. Estas lesões são chamadas fraturas patológicas.
A pessoa que for prestar os primeiros socorros deve ser muito hábil na avaliação e decisão da conduta a ser tomada nestes casos. Aqui, a dor do acidentado e as lesões secundárias resultantes do traumatismo são mais graves e perigosas do que nos outros casos de emergências ortopédicas. As sequelas nas fraturas podem ocorrer com maior probabilidade e gravidade. A imobilização deve ser cuidadosa; as lesões secundárias, atendidas com redobrada atenção, e o transporte para atendimento médico só poderá ser feito dentro de padrões rigorosos.
As fraturas podem ser diagnosticadas através de alguns sinais e sintomas predominantes dessa lesão, como a dor, o aumento de volume, a deformidade, a impotência funcional, o hematoma e a crepitação óssea.
Essas fraturas também recebem uma classificação de acordo com sua exteriorização e com a lesão no osso afetado, podendo ser Fratura Fechada ou Interna e Fratura Aberta ou Exposta como classificação principal.
Fratura Fechada ou Interna: São as fraturas nas quais os ossos quebrados permanecem no interior do membro sem perfurar a pele. Poderá, entretanto romper um vaso sanguíneo ou cortar um nervo.
Fratura