Fraturas e Primeiros socorros
Primeiros
socorros
O que é fratura óssea?
Uma fratura óssea é a perda da continuidade de um osso, que o divide em dois ou mais fragmentos. As fraturas ósseas são acontecimentos muito frequentes. Embora haja várias causas acidentais de fraturas, cerca de 40% fraturas acontecem em ambientes doméstico.
Quais são as principais causas de uma fratura óssea? Os traumatismos que incidem sobre os ossos como forças superiores a sua capacidade de deformação são as causas mais frequentes de fraturas. Quais são os principais sinais e sintomas de uma fratura ósseas?
As queixas mais comuns são dores, inchaço, incapacidade total ou parcial de movimentos, deformidades e posturas anormais, sinais do traumatismo, como hematomas, lesões cutâneas, etc.
Quais são os principais tipos de fraturas ósseas?
Fraturas traumáticas: representam a maioria das fraturas e são causadas pela aplicação sobre o osso de uma força maior que sua resistência.
Fraturas patológicas: muitas vezes ocorrem espontaneamente ou em razão de traumatismos mínimos sobre um osso previamente fragilizado pro osteoporose ou por um tumor ósseo.
Fraturas simples: apenas o osso é atingido e não há perfuração da pele ou lesão de outras estruturas adjacentes.
Fraturas expostas: a pele é rompida e o osso fica exposto ao exterior.
Fraturas complicadas: quando são atingidas outras estruturas além dos ossos, como vasos sanguíneos, nervos, músculos. Etc.
Como o médico diagnostica uma fratura óssea?
Em geral, um exame radiográfico é suficiente para confirmar uma fratura e classificar seu tipo. Conforme as circunstâncias do caso e se for necessária cirurgia, outros exames laboratoriais podem estar indicados para avaliar o estado geral do paciente.
Quais as complicações que podem ocorrer nos casos de fraturas ósseas?
A imobilização de um membro fraturado motiva uma perda mineral do osso.
Uma das sequelas mais frequentes das fraturas é a consolidação viciosa, em que o osso cicatriza numa posição anatômica