Primeiros socorros básico
ENGASGO
No meio médico, engasgo é o bloqueio da traquéia de uma pessoa por um objeto estranho, vômito, sangue ou outros fluidos. Engasgo é considerado uma emergência médica.
O procedimento de primeiros-socorros para engasgo é usar o número telefônico de emergência. As principais diferenças de abordagem se dão de acordo com: * a faixa etária do paciente (adulto, crianças e neonatos) * se gravidez ou obesidade mórbida * se a vítima está consciente ou inconsciente
Caso a vítima esteja acordada, inicialmente pede-se para que ela tussa na tentativa de eliminar ativamente o corpo estranho.
Segue-se a realização da manobra de Heimlich em pé como forma de auxiliar a vítima à expulsar o que estiver obstruindo sua via aérea.
Caso a vítima perca a consciência, realiza-se manobra específica com o paciente deitado.
A chegada do serviço de atendimento médico de urgência dá início ao manejo avançado de via aérea (ex: Intubação endotraqueal)
HEMORRAGIA
HEMORRAGIA
O que é: Perda de sangue excessiva devido ao rompimento de um vaso sanguíneo, veia ou artéria.
Gravidade: A hemorragia abundante e não controlada pode causar a morte de três a cinco minutos.
O que fazer: Fazer pressão diretamente sobre a ferida para estancar a hemorragia com compressa de gaze, pano ou lenço limpo. Em caso de pernas e braços amputados, esmagados ou dilacerados são utilizados os torniquetes.
HEMORRAGIA INTERNA
Observe os sinais Pulso fraco, pele fria, suores abundantes, palidez intensa e mucosas descoradas, sede, tonturas, as vezes, inconsciência.
O que fazer: Manter o paciente deitado e aplicar compressas frias na possível região atingida. Avaliar rapidamente o estado da vítima e estabelecer prioridades. Manter a vítima deitada, se possível com as pernas elevadas 25 cm a 35 cm, afrouxar as roupas e agasalhar a vítima. Lembre-se de manter a respiração. E se possível dê-lhe líquidos como água, café ou chá para ela beber.
CONVULSÃO
Uma