Primeiros passos
Escrito por Cristiane Leonel Seg, 24 de Janeiro de 2011 00:00 - Última atualização Qui, 10 de Março de 2011 19:32
Da esquerda para a direita: Santo Grão, Suplicy Cafés Especiais e Coffee Lab são cafeterias pioneiras de São Paulo que seguem como principais referências aos novos empreendedores do ramo
Um bom espresso, música suave, leitura agradável e muito conforto. Esta parece ser a fórmula da cafeteria perfeita, perpetuada no imaginário do público apaixonado por café. E é desse nicho, cada vez maior no Brasil, que nasce um grupo de pessoas cujo sonho ou projeto de investimento é a abertura de uma cafeteria gourmet, uma daquelas cujo prazer está na experiência da degustação de um bom café em um clima agradável.
O crescimento desse segmento é significativo, inclusive pelo número de cafeterias que vêm sendo abertas nas cidades brasileiras: “Estima-se que hoje existam mais de 2.500 unidades no País. O crescimento é notável, especialmente em Estados como Rio de Janeiro, Paraná e Minas [...] Hoje, as pessoas preferem pagar um pouco mais por um café de qualidade do que
1/6
Os primeiros passos para abrir a sua cafeteria
Escrito por Cristiane Leonel Seg, 24 de Janeiro de 2011 00:00 - Última atualização Qui, 10 de Março de 2011 19:32
tomar um ruim”, explica Jorge Luiz da Rocha Pereira, consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae).
Vale lembrar, no entanto, que por trás desse ambiente agradável tão apreciado há uma estrutura complexa de negócio, como outro qualquer, que exige planejamento, investimento considerável, um bom ponto, uma boa equipe e muito, muito envolvimento por parte do proprietário. “É preciso conhecer bem os três mercados: o de fornecedores, que envolve fabricantes de máquinas e produtores de café; o de consumidores, ou seja, o público-alvo que se quer atingir; e o de concorrentes”, indica Jorge.
MARCA PRÓPRIA: O MELHOR CAMINHO?
A primeira das