primeiros organismos
A origem da vida sempre intrigou diversos cientistas na história. Com isso, várias teorias e opniões foram formadas em torno desse assunto, algumas bem absurdas, outras mas aceitáveis.
Entre estas teorias, duas se destacam, a teoria da Biogênese e teoria da Abiogênese. Atualmente, temos mais facilidade para aceitar a idéia de que os seres vivos se originaram e evoluíram a partir de outros seres vivos. Essa visão fundamenta da biogênese. Já a Abiogênese tem visão oposta, de que os seres vivos nasciam espontaneamente de materiais orgânicos em decomposição ou de materiais não-orgânicos. Para imaginarmos como a vida surgiu em nosso Planeta precisamos voltar 4,5 bilhões de anos sendo que os primeiros ensaios sobre a origem da vida teria começado a 3,5 bilhões, quando uma crosta terrestre começou a se formar com o esfriamento do nosso Planeta.
O cientista Oparin lançou a idéia de que as moléculas orgânicas dos seres vivos teriam evoluído a partir de organizações moleculares mais simples e ele acreditava na hipótese da evolução gradual dos sistema químicos , essa é a Teoria heterotrófica. Segundo essa teoria, na atmosfera da Terra primitiva não havia oxigênio e nitrogênio, sendo o ar composto de gases como metano , amônia , hidrogênio e vapores de água. Não havendo oxigênio, não havia uma camada protetora de ozônio e, isso significava que além da luz visível, a superfície do Planeta era atingida por raios ultra-violeta e a temperatura, bastante elevada. Sob o efeito adicional de tempestades elétricas constantes, as moléculas mais simples teriam sofrido reações químicas e alcançado níveis de organização mais complexas produzindo uma substância repleta de açucares simples, aminoácidos, ácidos graxos e nucleotídeos.
Os primeiros organismos teriam surgido na forma de seres unicelulares heterótrofos, nutrindo-se de matéria orgânica simples e produzindo gás carbônico e álcool, ou seja, os primeiros organismos vivos eram fermentadores. Nesse