Patrimônios
“Conceitos de Patrimônios”
Conceito de Patrimônio Ativo, Passivo e Líquido.
Patrimônio Ativo
São os elementos positivos de uma empresa (é o que a empresa tem efetivamente – BENS – e o que ela tem a receber – DIREITOS)
Patrimônio Passivo
São os elementos negativos de uma empresa, ou seja, as obrigações (é o que a empresa tem a pagar).
Patrimônio Líquido
É a diferença entre o Ativo e o Passivo (total dos Bens mais o total dos Direitos, menos o total das Obrigações). Patrimônio Líquido é o quarto grupo de elementos patrimoniais que, juntamente com os Bens, os Direitos e as Obrigações, completarão o Balanço Patrimonial. Ele e composto por: Capital, Reservas e Lucros os Prejuízos Acumulados.
- RIBEIRO, Osni Moura. 28ª Edição Aplicada e Atualizada. Contabilidade Básica Fácil.
Patrimônio Ativo
São todos os bens e direitos de propriedade da empresa, que são avaliáveis em dinheiro e que representam benefícios presentes ou futuro para a empresa. Para ser Ativo é necessário que qualquer item preencha quatro requisitos simultaneamente:
Bens ou direitos;
De propriedade da empresa;
Mensurável monetariamente;
Benefícios presentes ou futuros.
Patrimônio Passivo
Evidencia toda obrigação (dívida) que a empresa tem com terceiros: contas a pagar, fornecedores de matéria-prima (a prazo), impostos a pagar, financiamentos, etc. O Passivo é uma obrigação exigível, isto é, no momento em que a dívida vencer, será exigida a liquidação da mesma. Por isso, é mais adequado denomina-lo “Passivo Exigível”.
Patrimônio Líquido
Evidencia recursos dos proprietários aplicados no empreendimento. O investimento inicial dos proprietários é denominado, contabilmente, Capital. Se houver outras aplicações por parte dos proprietários, haverá acréscimo ao Capital.
- IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos. Contabilidade Comercial.
Patrimônio Ativo
É constituído pelos bens e créditos. Os bens e direitos