Primeiro e segundo período infantil
Sabemos que a aprendizagem é uma mudança de comportamento e que a cada dia que passa aprendemos novas coisas, que designamos como conhecimento.Esses conhecimentos humanos apartir do momento que irão se desenvolvendo, irão surgir novas mudanças em relação a compreensão do mundo em que vivemos.
Exemplo:
Antigamente acreditava-se que a terra era o centro do universo, hoje sabemos que a terra é apenas um dos planetas do sistema solar e da mesma forma aprendemos e iremos aprender várias outras coisas.
A aprendizagem apesar de ser durante toda a vida, não é tão simples como parece. O rápido estudo que vem sendo feito sobre conceito, características, fatores e outros elementos da aprendizagem não pode prescidir de um tratamento embora, superficial e incompleto, das teorias de aprendizagem, visando despertar a atenção em nós estudantes para a variedade de aspectos explorados e ainda por explorar no fenômeno tratado.
Sendo assim alguns psicólogos elaboraram algumas teorias para explicar o processo de aprendizagem, que veremos no decorrer do trabalho.
Desenvolvimento
Primeiramente irei falar da Teoria de condicionamento que é a teoria que enfatiza a associação da resposta desejada a um reforço que leva o indivíduo a repetir a resposta situação futura.
Nesta teoria, segundo SKINNER , um dos principais representantes desta teoria, as pessoas são como: “caixas negras”; ele diz que podemos conhecer os estímulos que atingem e as respostas que dão a esses estímulos, mas não podemos conhecer experimentalmente os processos internos que fazem com que determinado estímulo leve a uma determinada resposta. Isso significa que, se queremos que uma pessoa aprenda um novo comportamento, devemos condiciona La a essa aprendizagem. Podemos conseguir isso, desta forma: Se os organismos vivos tendem a repetir os comportamentos satisfatórios, temos que evitar os comportamentos que não são satisfatórios.
Para que haja condicionamento, o processo que