Primeiro teste
1.1 Identifique os três paradigmas científicos, situe-os na escala do tempo histórico e apresente as suas principais características.
Os três paradigmas da ciência são: ciência antiga, ciência moderna e tecnociência.
A ciência antiga caracteriza-se pela falta de experimentação, ou seja existiam teorias que proviam explicações, mas apenas assentes em argumentos, de forma que quem melhor defendesse a sua teoria, com a melhor eloquência e melhores argumentos, melhor aceite seria. Esta ciência caracterizava-se também por ser contemplativa, especulativa, sofista (do grego sophistes que deriva de sophia «sabedoria»), logo teórica e filosófica.
A ciência moderna caracteriza-se pelas descobertas através da experimentação e da matematização. Com uma maior ênfase dada à matemática em vez de à filosofia, à capacidade de observação e ao método científico, conseguiu-se dar novas explicações ao que na Idade Média, até o tempo de Galileo Galilei, se pensava, por exemplo, sobre o centro do universo no qual a Terra tinha uma importância vital. Galileo fez da matemática uma das fundações da ciência moderna quando fez com que ela substituísse a filosofia. Isaac Newton, um dos pais da ciência moderna, solidificou ainda mais a importância da matemática na teorização de que o universo inteiro podia ser explicado através do uso de modelos matemáticos.
Por último, a tecnociência que se caracteriza pela tecno-matemática/tecnocientífico.
1.2 Identifique alguns dos protagonistas de cada um dos três paradigmas científicos.
Alguns dos principais protagonistas da ciência antiga são Platão e Sócrates na área da filosofia, e Anaxímenes e Empédocles já dando os primeiros passos na investigação.
Na ciência moderna podemos destacar Isaac Newton cujas descobertas durante o século XVII guiaram os estudos da física pelos 200 anos seguintes,
René Descartes que demonstrou como a matemática poderia ser utilizada para descrever as