Primeiro Socorros
Após conhecer as técnicas e conceitos aqui tratados, o socorrista terá subsídios para proporcionar ás vítima de acidentes e traumas o suporte básico da vida. Para tanto, aliado á teoria apresentada neste capitulo, o socorrista deverá receber treinamentos práticos constantes, sem os quais jamais irá adquirir a segurança necessária para um bom desempenho no atendimento a acidentados. “Primeiros Socorros” é um capítulo de extrema relevância. Trata de difundir conhecimentos que são úteis a todos, no trabalho e também em seus lares.
INTRODUÇÃO
Primeiros socorros é o tratamento imediato e provisório ministrado a uma vítima de trauma ou doença, fora do ambiente hospitalar; com o objetivo de prioritariamente evitar agravamento das lesões ou até mesmo a morte e estende-se até que a vitima esteja sob cuidados médicos. É da maior importância que o socorrista conheça e saiba colocar em prática o suporte básico da vida. Saber fazer o certo na hora certa pode significar a diferença entre a vida e a morte para um acidentado. Além disso, os conhecimentos na área podem minimizar os resultados decorrentes de uma lesão, reduzir o sofrimento da vítima e colocá-la nas melhores condições para receber o tratamento definitivo. O domínio das técnicas do suporte básico da vida permitirá que socorrista identifique o que há de errado com a vítima; levante ou movimente-a, quando isso for necessário, sem causar lesões secundárias; e, finalmente, transporte-a e transmita informações sobre seu estado ao médico que se responsabilizará pela sequência de seu tratamento.
AVALIAÇÃO INICIAL
Antes de qualquer outra atitude no atendimento às vítimas, deve-se obedecer a uma sequência padronizada de procedimentos que permitirá determinar qual o principal problema associado com a lesão ou doença e quais serão as medidas a serem tomadas para corrigi-lo. Essa