Primeiro Socorro
Fratura incompleta: é quando a fratura ocorre em apenas partes da superfície óssea ficando os dois segmentos ainda interligados. Se houver apenas trincamento do osso é denominada de fissura; se o osso encontrar-se em parte quebrado e em parte dobrado, como ocorre ao dobrar-se um ramo verde, é denominado galho-verde, sendo mais comum em crianças.
Fratura cominutiva: é um tipo de fratura ocorrida normalmente, por ação de uma violência externa, causando o esmagamento do osso, surgindo assim, vários fragmentos entre as dias seções ósseas.
Além dessa classificação, as fraturas ainda podem ser classificadas em:
Fratura exposta: quando o osso quebrado rompe a pele.
Fratura fechada: quando não há perfuração da pele.
Sintomas e Procedimento de Imobilização
Geralmente as fraturas são acompanhadas de dor, inchação no local, dificuldade de movimentação, sensação de atrito das partes ósseas no local da fratura, além de posição anormal da região atingida. O procedimento a ser seguido depende se a fratura é do tipo exposta ou fechada. No primeiro caso, deve-se manter a pessoa em repouso, utilizando para a imobilização uma tábua, papelão, manta, tiras de pano, entre outros. Para evitar possíveis danos à pele, recobri-la com pano ou algodão. Fazer a imobilização de modo que as talas atinjam as dias articulações proximais à fratura, amarrar as talas com ataduras ou tiras de pano, com firmeza, mas sem apertar, nos seguintes locais: acima e abaixo do local da fratura e