Primeira República do Brasil
PRIMEIRA REPÚBLICA NO BRASIL
Autores: Adriana / Roney
Tutor: Gustavo
DITADURA MILITAR
Com a vitória, em 15 de novembro de 1889, do movimento republicano liderado pelos oficiais do exército, foi estabelecido um "Governo Provisório", chefiado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, no qual todos os membros do ministério empossados no dia 15 de novembro eram maçons.
Neste Governo foi decretado que fossem separados o Estado e a Igreja, onde também foi concedido a todos os imigrantes residentes no Brasil a nacionalidade brasileira, onde foram nomeados Governadores para as províncias que se transformaram em estados.
Houve também neste período o banimento da família imperial brasileira do território brasileiro, onde retornou apenas em 1920, antes do falecimento da Princesa Isabel em 1921.
Em 24 de Fevereiro de 1891 o Governo Provisório promulgou a primeira Constituição Brasileira Republicana, onde a partir daquele dia Deodoro da Fonseca passou a ser presidente constitucional, eleito pelo Congresso Nacional, onde governou até em 15 de Novembro de 1894. Um governo apoiado pelos militares, onde derrotou o então candidato dos civis Prudente de Morais.
Em 19 de Novembro foi criado uma nova bandeira, com o lema “Ordem e Progresso”, embora o lema dos positivistas fosse “O amor por princípio , a ordem por base e o progresso por fim”. Foram mantidas as cores verde e amarela da imperial, pois representava as lutas e as vitórias gloriosas do exército e da armada na defesa da pátria, onde simbolizavam a perpetuidade e integridade da pátria entre outras nações.
Em 23 de Novembro de 1889 foi criado o decreto 85 A, a primeira lei republicana, onde a junta militar podia processar e julgar sumariamente qualquer abuso de manifestação e pensamento. Este decreto ganhou o apelido de DECRETO-ROLHA e foi reforçado e ampliado pelo decreto 295 de 28 de março de 1890. Onde foi a primeira vez q censurava-se a imprensa desde o