Primeira Lei de Mendel
NOME: CLEITON NEPOMUCENO Nº.: 09 TURMA: 3º A
PRIMEIRA LEI DE MENDEL OU LEI DA PUREZA DOS GAMETAS
Campina Grande do Sul, 2013
1 INTRODUÇÃO
Já parou para pensar como a genética faz parte do nosso cotidiano? Todo os seres humanos, de certa forma, são ao mesmo tempo muito semelhantes e diferentes uns dos outros. Mas quando se trata da questão de aparência por descendência, a “história” muda, pois os organismos vivos pertencentes à mesma espécie não são geneticamente iguais.
Quem nunca se olhou e ficou procurando alguma semelhança que lembrasse seus pais ou parentes?
Portanto, neste trabalho, será possível ter acesso a informações relevantes sobre Genética, trata-se da Primeira Lei de Mendel, estipulada pelo cientista Gregor Mendel, considerado o pai da genética, pois descobriu várias coisas relativas à hereditariedade.
Por causa de seus estudos e experimentos com ervilhas, a genética avançou e hoje temos uma infinidade de artigos e pesquisas nessa área que são úteis para o entendimento da vida.
“Mergulhe” em fatos interessantes, que contribuem diretamente para descobertas benéficas para a humanidade.
2 PRIMEIRA LEI DE MENDEL OU LEI DA PUREZA DOS GAMETAS
O monge e cientista austríaco Gregor Mendel (1822 – 1884) e suas descobertas, feitas por meio de experimentos com ervilhas, realizadas no próprio mosteiro onde vivia, foram extremamente importantes para que hoje conhecêssemos os genes e alguns dos mecanismos da hereditariedade. Suas experiências foram, também, muito significantes para a compreensão de algumas lacunas da Teoria da Evolução, proposta anteriormente (LOUREDO, 2013).
O sucesso de seus experimentos consiste em um conjunto de fatores. Um deles foi a própria escolha do objeto de estudo: a ervilha Psim sativum: planta de fácil cultivo e ciclo de vida curto, flores hermafroditas, reprodução por